Avançar para o conteúdo
Início » Quem investiga tráfico de drogas?

Quem investiga tráfico de drogas?

Quem investiga tráfico de drogas é uma pergunta pertinente e feita por várias pessoas que querem saber a respeito da temática. Portanto, se você também não sabe a resposta e quer se informar melhor, acompanhe o artigo até o final para que fique tudo bem esclarecido.

quem investiga tráfico de drogas? Fonte: Senado Federal

Inicialmente, vale mencionar que a Lei de Drogas – Lei nº 11.343 (planalto.gov.br) trouxe diversas inovações quanto aos crimes . Além disso, aumentou o rigor para quem a descumpre. Neste contexto, os crimes de tráfico são os mais graves e que possuem penas mais altas.

Portanto, uma condenação pelo crime de tráfico de drogas pode significar longos anos de prisão para o condenado. Implica, ainda, muito sofrimento para toda a sua família. Neste contexto, vale mencionar que o Brasil adota a mesma política do resto do mundo. O traficante é considerado inimigo número um, aquele que deve ser abatido a qualquer custo.

No entanto, basta passar por qualquer esquina que você percebe que de nada adianta essa “guerra contra o tráfico”. O comércio clandestino e as drogas jamais irão acabar. Na realidade esse conflito é contra pobres, pretos e favelados.

Por outro lado, não poderia deixa de comentar a maioria das prisões por tráfico de drogas no Brasil, são de pessoas que traziam poucas gramas e que são flagradas pela Polícia Militar. Desse modo, poucas são as prisões resultantes de uma investigação anterior.

Quem investiga?

Portanto, quem investiga o tráfico de drogas e outros crimes são somente as Polícias Judiciárias (Polícia Federal e Polícia Civil). Embora muitas pessoas insistam em dizer que a polícia militar pode realizar diligências de investigação, não é o que a lei determina.  

Neste sentido, a PM possui como função o patrulhamento ostensivo, ou seja, fazer a vigilância das ruas e prevenir crimes. Então, não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que a maior parte das prisões por tráfico são de pequenos traficantes e que possuem pouca organização.

Para chegar à conclusão de que os grandes traficantes não são alcançados pelo aparato do Estado, basta observar as notícias dos jornais locais. É sempre o Zezinho da esquina que é preso pela polícia. Aquele criminoso fantasiado de “empresário” nunca é alcançado pelas forças policiais.

Quando a investigação é da Polícia Federal e quando é da Polícia Civil?

A Polícia Federal investiga aqueles crimes cometidos contra a União. No caso do tráfico, a Polícia Federal somente irá investigar quando se tratar do tráfico internacional, ou seja, aquele que atravessa as fronteiras do país (droga vem do exterior ou vai para lá).

Destaca-se que grande parte do comércio ilegal acontece dentro do país. Portanto, a Polícia Civil é quem investiga a maior parte das questões relacionadas ao tráfico de drogas. Já no tocante às técnicas de investigação, podem variar desde a interceptação telefônica (grampo) dos suspeitos até conversas informais com vizinhos.

Porém, a imensa maioria dos processos de tráfico de drogas limita-se ao que foi produzido no flagrante. Desse modo, basta a palavra dos policiais militares que fizeram a prisão para que o acusado seja condenado a longos anos de cárcere.

Além do mais, a todo instante direitos individuais são desrespeitados pela busca incessante por drogas. Neste sentido, o que se têm observado é que o Poder Judiciário “passa pano” diante das ilegalidades cometidas pela polícia. E tudo isso acontece sob a justificativa de que drogas estão sendo retiradas das ruas.  

O que fazer se estiver sendo investigado por tráfico de drogas?

Caso você desconfie ou saiba que está sendo investigado por tráfico de drogas, procure imediatamente um advogado criminalista. Este profissional tem domínio técnico e, desde já, irá traçar estratégias de atuação. Uma defesa combativa desde o inquérito policial pode conseguir o seu arquivamento e evitar um futuro processo criminal.

Em conclusão, não é raro de se ver clientes que adiam a atuação do defensor e, por causa disso, acabam tendo um problema muito maior lá na frente. Portanto, sempre se lembre que a sua liberdade é que está em jogo e que ela não tem qualquer preço.

E aí? Ficou tudo bem claro? Então aproveita para ler meu outro artigo sobre o tema Quando é considerado tráfico de drogas? – Gabriel Teixeira Criminal e seguir @teixeiracriminal em todas as redes sociais.

Entre em contato

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ligar agora